Caros amigos e visitantes,

Se vocês chegaram a este blog diretamente, por meio do Google ou outras fontes, convido-os a conhecer um pouco sobre o meu trabalho e explorá-lo para encontrar informações sobre cães que, espero, possam ser úteis para vocês; algumas de suas raças e até um novo amigo na nossa página de cães para adoção. Porém, se vocês chegaram aqui por meio do meu site http://www.adestramento-rio.com.br/ , vocês já tiveram a chance de ter quase todas essas informações lá, com exceção do Guia de Raças, que vocês podem encontrar na lateral do blog, e atualizações mais frequentes de cães para adoção e fotos dos meus clientes peludos.

Sejam bem-vindos,

Reginaldo Ribeiro.


Dicas para o bem-estar do seu cão e o bom convívio com ele




Caros amigos, clientes e visitantes,

As dicas a seguir podem e devem ser aplicadas a cães de qualquer raça e idade. Porém, nem todas as informações sobre adestramento que vocês obtem na internet e em outros meios podem ser utilizadas de forma genérica. Dependendo das características comportamentais e perfil emocional do cão, certos procedimentos podem criar ou agravar problemas. Um bom exemplo disso é a aplicação de punições, da forma errada, a cães submissos, medrosos ou traumatizados.

Assim, se vocês não estiverem dispostos a contratar os serviços de um adestrador, procurem ter certeza sobre as características do seu cão e se os procedimentos que você pretende aplicar não lhe acarretarão maiores problemas ou lhe causarão sofrimento.

As informações abaixo e os textos e artigos divulgados na área "Artigos e Informações Úteis" são baseados em artigos de médicos veterinários e adestradores reconhecidos, como Alexandre Rossi, o Dr. Pet, tanto de seu livro "Adestramento Inteligente", como dos artigos encontrados no site de sua empresa, Cão Cidadão, e outros, além de minha experiência profissional.

1) Ao adotar ou adquirir um cão, leve-o ao veterinário para uma avaliação da sua saúde e para que ele lhe oriente sobre a vacinação, alimentação e cuidados fundamentais para sua saúde.

2) Torne-se o líder da sua matilha. É importante que todas as pessoas que convivem com o cão tenham o mesmo nível de liderança.


3) Exercite seu cão. Atividade física é fundamental para sua saúde física e mental.

4) Sociabilize seu cão. Tomando os cuidados necessários para não expor os filhotes a cães que não estejam com a vacinação em dia, ou não sejam saudáveis (você pode pedir a amigos que levem os seus à sua casa), é importante que eles sejam apresentados ao mundo. Quanto mais animais, pessoas dos mais diferentes tipos e idades, objetos, ruídos e lugares forem apresentados ao seu filhote (principalmente durante o Período de Socialização, que vai do 50º ao 85º dia), menores serão as chances dele se tornar medroso ou agressivo.

5) Premie seu cão por comportamentos desejados e puna-o (sem usar de violência) pelos indesejados.


6) Não estimule comportamentos que você não deseja que seu cão tenha. Muitos donos, sem se dar conta, fazem isso.

7) Estabeleça regras claras para seu cão. Se algum comportamento é permitido, deve ser permitido sempre. Por outro lado, o que é proibido, deve sê-lo sempre. Sem isto, seu cão ficará confuso e inseguro.

8) Uma das principais formas pelas quais os cães aprendem é observando. Cuidado com atitudes que você tem na frente do seu cão, pois ele pode querer imitá-lo.

9) Não bata no seu cão. Como foi dito acima, por imitação ele pode aprender a usar a violência como forma de tentar obter o que quer ou para evitar fazer coisas que não gosta. Se você acha que pode bater nele por ser mais forte, não esqueça que ele pode usar da violência que aprendeu contra pessoas que não podem se defender tão bem quanto você.

10) Caso você tenha mais de um cão, evite estimular disputas entre eles. Procure identificar o cão dominante e o privilegie sem, contudo, descuidar do outro. Muitas brigas entre cães são, inconscientemente, estimuladas pelos donos.

11) Se você não deseja que seu cão (ou gato) procrie ou tenha mais filhotes, faça sua castração. A castração evita sérios problemas de saúde tanto em fêmeas quanto em machos, além de evitar o nascimento de filhotes indesejados que, muitas vezes, são abandonados, agravando este seriíssimo problema, que causa tanto sofrimento a estes seres inocentes. Conheça todos os benefícios da castração no texto da Médica Veterinária Silvia Parisi, aqui. Além disso, sempre é bom lembrar que o abandono de animais é crime previsto em lei.