Caros amigos e visitantes,

Se vocês chegaram a este blog diretamente, por meio do Google ou outras fontes, convido-os a conhecer um pouco sobre o meu trabalho e explorá-lo para encontrar informações sobre cães que, espero, possam ser úteis para vocês; algumas de suas raças e até um novo amigo na nossa página de cães para adoção. Porém, se vocês chegaram aqui por meio do meu site http://www.adestramento-rio.com.br/ , vocês já tiveram a chance de ter quase todas essas informações lá, com exceção do Guia de Raças, que vocês podem encontrar na lateral do blog, e atualizações mais frequentes de cães para adoção e fotos dos meus clientes peludos.

Sejam bem-vindos,

Reginaldo Ribeiro.


Vídeos

Caros visitantes,

Na medida do possível, incluirei alguns vídeos de treinamento nesta área. Espero que sejam úteis para vocês!

Abraços,


Reginaldo Ribeiro.


Obs: Por um erro meu, quando criei esta página, os vídeos estavam na ordem dos mais antigos para os mais recentes e, assim, postei entre 2011 e 2019, porém eu não estava gostando do resultado. Então, como não teria como reorganizá-los, vou deixá-los assim, porém, a partir deste primeiro de 2020 postarei os novos de modo que os mais recentes ficarão acima . Ok?


Caros visitantes, deixem eu fazer mais uma observação:

Aparentemente o Blogger mudou algo em sua estrutura, de modo que, quando postei os dois últimos vídeos com os links das suas postagens na minha página profissional do Facebook, sua imagens não apareceram.
Assim, para tornar a apresentação aqui melhor, incluí os links em prints de imagens deles e, assim, para assisti-los, basta clicar nas imagens. OK?

Abraços,

Reginaldo Ribeiro.



29/08/23

Aula de passeio do Jack, sendo conduzido por sua dona.

Como eu digo a todos que me procuram, eu ensino ao cão o que o dono quer e o ensino a reproduzir o que eu estou ensinando.

Isso vale para tudo, inclusive para as aulas de passeio.

Nesta, que foi a segunda do Jack, a sua mamãe se animou a praticar e conduzi-lo um pouco, mesmo tendo acabado de chegar do trabalho.

O seu marido e suas filhas praticaram em outros momentos.


Cliquem na imagem para assistir o vídeo!







30/06/23

Lorenzo - Treino do "Fica" na porta, para ele não escapar e ajudar com a Ansiedade de Separação.

O Lorenzo, aqui com 4 meses, tinha o hábito de escapar para o corredor quando seus donos abriam a porta, correndo o risco de ir para as escadas ou entrar no elevador ou no apartamento do vizinho.

Este treino serviu não só para evitar isso como, na sua evolução, com a continuidade do treinamento por seus donos, ser mais uma ferramenta para trabalhar a Ansiedade de Separação.


Cliquem na imagem para assistir o vídeo!







29/09/22

Alfonsina aprendendo o comando "Deita".


Essa fofura é a Alfonsina, de 8 meses.

A sua dona me pediu ajuda para fazer a sua educação básica, como vocês podem ver nas fotos de setembro/22.

Aqui eu estava começando a lhe ensinar o comando "Deita".

A sua dona, que é uruguaia, me pediu para ensiná-la em espanhol.


Cliquem na imagem para assistir o vídeo!







31/08/22


Treino do “Fica” com a Mika no portão, para ajudar a melhorar sua Ansiedade de Separação e aumentar sua tolerância com a passagem dos vizinhos.


Segundo o dono da Mika ela fica deprimida na sua ausência, pois não brinca com os brinquedos, o que demonstra uma grande dependência que ela tem dele e Ansiedade de Separação, já que esta também pode ser demonstrada pela apatia dos cães na ausência dos donos.

Esse treino serve para demonstrar a ela que seu dono volta para casa e, com o progresso do treinamento, aumentando a dificuldade, que ele vai fazer sozinho, seguindo minhas orientações, quando ela desistir de esperá-lo ela vai ser ainda mais premiada.

Como a Mika se estressa um pouco com a passagem de alguns vizinhos em frente à casa, o treinamento vai servir também para que ela associe a passagem deles a premiações se mantiver o autocontrole e não latir mais do que seria o normal um cão fazer para alertar sobre a aproximação de pessoas ou outros animais.

 

Cliquem na imagem para assistir o vídeo!





30/06/22

Colhendo os frutos da socialização do filhote na rua e do treinamento em casa com ele.


Pessoal,


Como postei há algumas semanas, comecei a levar a Hope, a minha filhote de Pastor Alemão à rua, no colo, poucos dias que ela veio para mim, com 2 meses.


Eu tive chance de levá-la apenas três vezes, mas consegui apresentá-la a vários estímulos diferentes, inclusive a barulhos de uma obra da companhia de gás na minha rua.


Esta semana, após completada a vacinação, comecei a passear com ela no chão e ela se comportou muito bem, não demonstrando medo de sons de carros e motos, da obra (inclusive de uma britadeira), nem de vento; querendo interagir com as pessoas e com a única cadelinha que passou por nós (infelizmente não consegui filmar) e sem puxar em quase todo o tempo dos passeios.


Fiz um passeio também à noite, em uma rua mais movimentada, para ver como ela se comportaria, e ela manteve a mesma tranquilidade.


Fiquei feliz com estes primeiros resultados e tenho que continuar os treinamentos, inclusive os que fiz em casa, ensinando os comandos básicos de obediência, também com a guia, simulando os passeios.


Bom, espero que, compartilhando essas experiências, consiga estimular os donos a treinarem seus cães para tentar prevenir a insegurança na rua, que é um problema muito delicado, além de trabalhar a obediência deles.


Um abraço,


Reginaldo Ribeiro.

 

Cliquem na imagem para assistir o vídeo!






21/06/22

1) A Socialização do filhote - A importância dos passeios com ele no colo mesmo antes de completar a vacinação.

Muitos donos não sabem como começar a apresentar os estímulos do meio externo ao seu filhote, mesmo antes dele ter tomado as três doses da vacina múltipla e a antirrábica, pode ajudar na socialização e, consequentemente, a que ele não se torne um cão medroso ou agressivo.

 

Isso pode ser feito com ele no colo (ou seja, ele não correrá risco de se contaminar com as doenças contra as quais as vacinas protegem), em diferentes situações e com diferentes estímulos, procurando-se sempre passar tranquilidade para ele.
Foi o que eu fiz com a Hope, esta filhotinha de Pastor Alemão, que eu comprei e chegou na minha casa com 2 meses, algumas vezes, depois de poucos dias da sua chegada. Este vídeo é uma compilação de três passeios.

Espero que esta dica seja útil para vocês e que quem tiver a oportunidade a coloque em prática. OK?

Abraços,

Reginaldo Ribeiro.

Cliquem na imagem para assistir o vídeo!







2) Treino do Comando "Fica", com o Red na porta.

Este treino serve tanto para que o cão não saia do apartamento (casa) sem ser autorizado, como para ajudar a diminuir sua Ansiedade de Separação pois, aos poucos (não deu para chegar a este ponto aqui), ele começa a entender que ele vai ser mais premiado se não ficar esperando pelo retorno dos donos.

No caso do Red a melhora na Ansiedade de Separação contribuiu muito para que ele passasse a mexer muito menos nos objetos do seu dono, os quais, com frequência, ele destruía.

 

Cliquem na imagem para assistir o vídeo!





28/03/22

A Chegada dos Donos em Casa e a Ansiedade de Separação.

 

Uma das atitudes mais comuns dos donos que amam seus cães é chegar em casa e logo irem falar com eles.

 

O que a maioria não sabe é que isso aumenta a ansiedade deles pela sua volta, assim como o hábito de se despedir deles, o que pode colaborar para que eles desenvolvam Ansiedade de Separação ou a agrave, se ela já estiver instalada.

 

Assim, o ideal é que os donos saiam de casa sem se despedir dos seus cães, nem dar nenhum tipo de atenção (de preferência sem fazer nenhum contato, nem contato visual direto com os olhos deles, que pode ser interpretado por eles como atenção), nem falar com eles logo que cheguem; apenas depois que eles percam o interesse nos donos.

 

Eu sei como isso pode parecer cruel e como é difícil para muitos donos (foi para mim, que sempre mimei as minhas filhas caninas – quando eu comecei a adestrar eu ainda tinha 6, da minha turma de 5 – mas temos que nos convencer que é para o bem deles. Um cão que tem Ansiedade por qualquer razão (falta de atividade física, brincando e passeando; ficar preso em um espaço pequeno; ficar isolado dos donos) pode se automutilar, muitas vezes causando sérios ferimentos ou destruir qualquer coisa que estiver ao seu alcance.

 

Aqui, quando cheguei para mais uma aula com o Beethoven, eu fiquei muito feliz, emocionado com a alegria dele ao me receber. Porém, tive que me controlar e só fui falar com ele quando ele começou a parar de me pedir atenção (infelizmente, sem querer, interrompi a gravação quando iria falar com ele).

Espero que essas dicas tenham sido úteis para vocês!

 

Um abraço,

 

Reginaldo Ribeiro.

Cliquem na foto para assistir o vídeo!





https://adestramento-rio.com.br/





25/12/21

Quando o cão não é bem treinado e confunde os comandos - Lyra

 

É natural que os donos queiram educar seus cães sozinhos ou buscando informações em algumas fontes. Porém, muitas vezes, sua falta de conhecimento ou habilidade, ou a qualidade duvidosa das fontes, podem gerar erros no aprendizado.

A Lyra é um exemplo comum disso. Ela é um amor, mas é muito ansiosa.

Treinar comandos de obediência é importante para trabalhar a obediência, mas também para ajudar controlar a ansiedade dos cães. Porém, quando sua dona ensinou os comandos "Senta" e "Deita", a diferença entre eles não ficou clara para ela. E isso é algo que eu vejo com frequência: muitas vezes o dono dá um comando e o cão não obedece, ou não obedece todas as vezes, ou, como no caso da Lyra, ele dá um comando e o cão faz dois ou três em sequência, sem conseguir distinguir um do outro, como se um dos comandos fosse para ele fazer uma sequência deles.


Cliquem na foto para assistir o vídeo!







26/11/21

Pudim - treino do comando "Fica" na porta, como parte do treinamento de controle da Ansiedade de Separação.


O treino do comando "Fica" na porta serve, não só para que o cão não escape quando ela for aberta, como auxilia no treinamento de controle da Ansiedade de Separação, mostrando ao cão que os seus donos saem, mas voltam e, com a evolução do treinamento, ele será mais recompensado se não ficar esperando-os voltar.

 

Cliquem na foto!






27/10/21

Ensinando o comando "Rola" à Zuzu e sua dona praticando.

Aproveitando a aula de reforço da Zuzu, ensinei a ela o comando "Rola", que a sua dona queria ensinar e, na sequência, ela começou a praticar.

Cliquem na foto!



https://adestramento-rio.com.br/




29/08/21

Passeio com a Zuzu antes e depois do adestramento.

A dona da Zuzu me enviou dois vídeos com trechos de passeios dela antes e dois depois das nossas aulas, para me mostrar a diferença.

Vocês podem conferi-los neste vídeo.

Link: Cliquem na imagem!



https://adestramento-rio.com.br/



29/07/21


Bolota e Bolinha aprendendo o comando "Deita".


Link: Cliquem na imagem!







27/04/21


Sol – Treino do Comando Fica, na porta do apartamento, para evitar que ela fuja e prevenir a Ansiedade de Separação.

Como eu explico na foto da Sol treinando o comando “Fica” dentro do apartamento, aqui eu também estou fazendo-o com uma guia.
Naquele treinamento eu a usei no início, pois ela estava com um pouco de dificuldade para controlar sua ansiedade e ia até mim, mas, depois, ela deixou de ser necessária.


Aqui na porta eu a usei por segurança, no primeiro treinamento, pois ela já havia escapado com seus donos, tendo chegado à portaria do prédio. Reparem pela guia relaxada que ela não chega a tentar sair.

Ontem, quando dei sua última aula, sua dona me disse que durante a semana ela treinou sem o uso da guia, começando a se afastar aos poucos, e a Sol não tentou sair. O ideal será quando ela chegar ao ponto de desistir de esperar por seus donos e for cuidar da sua vidinha, o que ajudará a evitar que ela desenvolva Ansiedade de Separação.

Link: Cliquem na imagem!








28/02/21

Jerry, um cãozinho inseguro, treinando comandos com seus donos.

Como vocês podem ver na história do Jerry, nas fotos, ele é um cãozinho que foi adotado pela sua família depois de ter sido resgatado de uma situação de maus-tratos, junto com seus irmãozinhos.
Por isso, e por não ter sido socializado, ele é muito inseguro, principalmente com visitas.


Isso representou também uma dificuldade para mim porque, apesar dele ter aceito que eu o conduzisse nas aulas de passeio, o máximo que eu conseguia fazer com ele em casa era dar alguns petiscos, que ele comia com muito medo e se afastava.

 

Assim, quem fez todo o treinamento, desde fazer as necessidades no lugar e tudo mais que implicava a educação básica em casa, e ensinou tanto os comandos básicos de obediência, como dois especiais, foram seus donos, principalmente a mãe da família e seu filho de 10 anos, o Tom, ambos aqui no vídeo, seguindo as minhas orientações.
No primeiro momento a Renata faz uma sequência e, em outro, que eu colei aqui para fazer um único vídeo, o Tom. Pena que o Jerry se assustou com alguma coisa e desfocou dele quando ele estava terminando a sua sequência!

 

Link: Cliquem na imagem!








24/01/21

O Uso dos Comandos de Obediência Para o Controle da Ansiedade – Dora.

Como eu citei nas fotos da Dora, os principais problemas de comportamento dela se devem à sua Ansiedade, tanto para receber visitas, como no passeio e a sua Ansiedade de Separação.

Uma coisa que ajuda os cães a controlar sua Ansiedade é ensinar a eles comandos de obediência que, além de trabalhar sua obediência, os ensina a esperar para conseguir o que querem, conforme demoramos para premiá-los a cada comando e/ou depois de obedecer a uma sequência de comandos.

Aqui, primeiro fiz uma sequência mais curta, depois aumentei a dificuldade, inclusive saindo do ambiente onde a Dora estava (a sala), para outro (a cozinha), só premiando-a depois de obedecer uma sequência completa de comandos (Senta, Deita, Fica e Vem).


Link: Cliquem na imagem!







26/03/20


1) Ensinando a Maia a andar com a guia.

Antes de levarmos o filhote para a rua pela primeira vez é legal começarmos a acostumá-lo com o uso da guia em casa, pois ele pode ficar inseguro e não querer andar por não saber o que vamos fazer com ele ao colocá-la e não querer andar.

Aqui fiz este treino com a Maia, de 3 meses, cujas fotos postei em fevereiro.

Link: 






2) Maria Leopoldina (Lelê) - Treino do Comando Fica na porta de casa - Parte 1.


Este treinamento tem por objetivo a Lelê (cujas fotos e história postei em fevereiro) não escapar de casa quando sua mãe abre a porta, assim como se habituar ao movimento de vizinhos em frente a ela.

Como explico neste vídeo e na sua continuação (a Parte 2), a Lelê era muito maltratada por seu ex-dono, o que a fez se tornar uma cadelinha muito insegura e, com isso, ela late muito quando alguém entra na sua casa ou passa em frente a ela, chegando, às vezes, a tentar mordiscar alguém.

Assistam os vídeos para vocês entenderem melhor!

Um abraço,

Reginaldo Ribeiro.

Link: 




3) Maria Leopoldina (Lelê) - Treino do Comando Fica na porta de casa - Parte 2.


Este vídeo é a segunda parte da filmagem do treino do comando "Fica" na porta da casa da Lelê.

Link:






15/02/20


     Cliente treinando muito bem os comandos básicos de obediência com seus cães.



.   Quando o cliente se dedica ao treinamento dos cães, como a querida Mariana Ramos está fazendo com o Boby e o Joe, pode ter um resultado muito bom, como aqui com os comandos básicos de obediência, que também ajudam a controlar sua ansiedade.

     Link: 

   









07/05/11
1) Comandos Básicos de Obediência "Senta", "Deita", "Fica" e "Aqui".


Neste vídeo, estava fazendo o treinamendo dos Comandos Básicos de Obediência "Senta", "Deita", "Fica" e "Aqui", com a Maria, essa simpática vira-latinha de Beagle.



2) Comandos "Dá a patinha", "Cumprimenta" e "De pé!"


Neste outro vídeo vocês podem ver a Maria executando estes comandos que também podem ser usados como comandos de obediência.



03/06/11

Boa noite, amigos.

Hoje estou postando o vídeo a seguir, com a Lola, uma Dachshund de 5 meses, que é "irmãzinha" da Maria, onde vocês podem ver mais alguns comandos especiais, que também podem ser usados como comandos de obediência. Espero que vocês gostem!

Um abraço,

Reginaldo.




16/12/13
Comandos "Dorme" e "Rola" – Espeto.

Qualquer comando especial pode ser usado como comando de obediência. Dois deles são o "Dorme" e o "Rola". Eles podem ser especialmente úteis para donos que não resistem quando seu cão pede um carinho na barriguinha e os atendem prontamente, sem ter coragem de pedir um comando antes. rsrs.
Este, como qualquer comando, fazendo o cachorro esperar, como o Espeto ficou na posição de "Dorme", deitado de lado, ajuda a controlar a ansiedade dele, pois ele aprende a esperar para conseguir o que quer.






04/09/14 

Dicas Para Ensinar o Comando "Senta" - Stelinha, Terrier Brasileira, de 2 meses e meio.


 


14/02/16

Brinquedos Inteligentes Para Cães





21/09/17

Socialização Frida e Goku





25/04/18

1) Comandos "Senta" e "Deita" com Shakespeare e Mabel.


Os cães aprendem muito por observação e imitação.
Muitas vezes, quando há mais de um cão na casa e um deles tem mais dificuldade para aprender, ou é inseguro, essa pode ser a forma deles começarem a aprender.


Foi o que aconteceu com a Mabel, que era muito insegura, provavelmente porque foi muito maltratada antes de ser adotada pelos seus donos, observando o Shakespeare, seu "irmãozinho".

Além do resultado na educação dos dois, foi especialmente gratificante conseguir conquistar a confiança de uma cadelinha tão insegura como ela!








1  2)  Comando “Deita” com o Marley, Labrador de 4 meses.

Os donos do Marley estavam querendo filmá-lo e fotografá-lo fazendo os comandos “senta”, que ele já havia aprendido e o “deita”, que ensinei nesta aula. Apesar do pouco tempo de treino, ele não só aprendeu, como conseguiu começar a controlar a ansiedade e esperar para ser premiado.



22/10/18


    1) Treino dos comandos "Fica" e "Vem" com o Bidu e para ele não sair do apartamento.


Durante o treinamento destes comandos, que ajudam a controlar a ansiedade do cão e para que ele também obedeça mais aos donos, não só ensinei ao Bidu, como à sua dona como fazê-lo.

Num segundo momento, usei o comando "Fica" para que ele não tentasse sair do apartamento, o que poderia levá-lo a se machucar, já que a porta do elevador se abre diretamente nele.





1   2) Treino para que o Bidu não pegue o que não pode.


Como eu comentei em uma das fotos do Bidu, uma das razões pelas quais a sua mamãe me chamou foi que ele não admitia ser contrariado e a mordia quando ela tentava tomar dele algo que não poderia pegar.

Esta filmagem, que infelizmente não tem os primeiros instantes, é do treinamento para que ele não pegue algo que esteja ao seu alcance, se não for autorizado.

Para criar uma situação, como poderia acontecer com os objetos da sua mãe, ou porcarias na rua, eu joguei um pedaço de petisco no chão e o impedi de pegar. Apenas quando ele desistiu totalmente, o premiei por não ter mais tentado.







25/03/19


1) Vida - Treino do comando “Fica”, na porta do apartamento.







2) Vida - Treino do comando “Fica”, na porta do apartamento, fechando-a, para controle de ansiedade na saída da família.


Este treinamento, como citado no vídeo anterior, é um dos recursos que se pode usar para reduzir a Ansiedade de Separação dos cães, mostrando a eles que seus donos voltam pra casa e que, se não ficarem esperando por eles, a recompensa é maior do que se tivessem ficado.








26/10/19


     1) Amora e tucano - antes e depois. Redução dos latidos.

Uma das coisas que incomodava as donas da Amora é que ela ficava muito agitada e latia muito quando este tucano (apelidado de Aécio por elas) visitava esta árvore em frente ao seu apartamento.
Nos primeiros 15 segundos do vídeo, gravado por elas, dá pra ter uma amostra disso. Na parte restante, filmada por mim, pois coincidiu dele aparecer durante a nossa última aula, ela já demonstra um autocontrole muito maior.










2) Ensinando o dono do Zeca a praticar o comando Deita.

Como eu digo a quem faz contato comigo para pedir informações sobre o meu trabalho, explico que ele é feito na casa do cliente, o tempo todo na sua presença; que eu ensino ao cão o que os donos querem e, a eles, a reproduzir o que eu estou ensinando. Para isso, tento ser o mais didático possível, inclusive usando recursos que usava quando lecionava (para quem não viu o meu perfil, sou biólogo e ex-professor), como fazer brincadeiras e usar metáforas.

Neste vídeo eu mostro um pouco como faço isso, ensinando aos donos do Zeca a como praticar o comando “Deita”.