Caros amigos e visitantes,

Se vocês chegaram a este blog diretamente, por meio do Google ou outras fontes, convido-os a conhecer um pouco sobre o meu trabalho e explorá-lo para encontrar informações sobre cães que, espero, possam ser úteis para vocês; algumas de suas raças e até um novo amigo na nossa página de cães para adoção. Porém, se vocês chegaram aqui por meio do meu site http://www.adestramento-rio.com.br/ , vocês já tiveram a chance de ter quase todas essas informações lá, com exceção do Guia de Raças, que vocês podem encontrar na lateral do blog, e atualizações mais frequentes de cães para adoção e fotos dos meus clientes peludos.

Sejam bem-vindos,

Reginaldo Ribeiro.


Metodologia

Meu trabalho é baseado na utilização de premiações e estímulos positivos, através dos quais mostramos aos cães os comportamentos desejados pelos donos, valorizando suas atitudes corretas. Como o trabalho é feito sem uso de violência e durante todo o tempo os cães estão sendo premiados, eles aprendem com prazer e mais rapidamente. O próprio dono pode perceber isso quando, logo depois de aprender um novo comando ou comportamento, o cão logo se prepara para receber sua premiação quando o executa.

As aulas são ministradas na casa do cliente, sendo fundamental a participação de pelo menos uma pessoa responsável pelo cão, para que eu possa fornecer a ela todas as informações necessárias sobre comportamento canino e permitir que ela seja capaz de reproduzir tudo o que eu vou ensinar ao cão. É fundamental também que as pessoas presentes às aulas transmitam tudo o que aprenderem aos demais membros da família, pois todos devem agir da mesma forma com o cão. Ao longo das aulas são ensinados os comandos básicos de obediência, necessários para a conquista da liderança da matilha familiar pelos donos, assim como dadas todas as orientações sobre as outras atitudes necessárias para atingir este objetivo. Paralelamente a isso, ensino aos donos como corrigir todos os problemas de comportamento relatados.

Infelizmente, muitas pessoas abandonam seus cães por pequenos problemas, como alguns dos citados acima, que são perfeitamente corrigíveis. Se você estiver enfrentando algum deles ou qualquer outro e não estiver suportando mais o convívio com o seu cão, mas não tiver interesse em contratar os serviços de um adestrador, tente encontrar um novo dono para ele, pois o abandono de animais é considerado crime, conforme previsto no Artigo 3º, do Decreto nº 24.645, de 10 de Julho de 1934. Da mesma forma, se você não têm mais paciência para cuidar do seu cão e conviver com estes problemas de comportamento, é preferível doá-lo ao invés de agredi-lo, pois, além de ser covardia bater em um animal que, na maioria das vezes, não pode se defender e depende de você para sobreviver, você pode fazê-lo se tornar um cão medroso ou agressivo, pois os cães aprendem por observação e imitação. Além do que, maus-tratos a animais também é crime previsto em lei, conforme previsto na Lei 9605, de 1998, de Crimes Ambientais, em seu artigo 32.