Caros amigos e visitantes,

Se vocês chegaram a este blog diretamente, por meio do Google ou outras fontes, convido-os a conhecer um pouco sobre o meu trabalho e explorá-lo para encontrar informações sobre cães que, espero, possam ser úteis para vocês; algumas de suas raças e até um novo amigo na nossa página de cães para adoção. Porém, se vocês chegaram aqui por meio do meu site http://www.adestramento-rio.com.br/ , vocês já tiveram a chance de ter quase todas essas informações lá, com exceção do Guia de Raças, que vocês podem encontrar na lateral do blog, e atualizações mais frequentes de cães para adoção e fotos dos meus clientes peludos.

Sejam bem-vindos,

Reginaldo Ribeiro.


A idade “ideal” para adestrar um cão


Não existe uma idade “ideal” para adestrar um cão! Tanto filhotes, como cães adultos ou idosos podem aprender!

Filhotes, a partir dos 50 dias de vida, quando seu cérebro já está completamente formado, tem capacidade para aprender tanto quanto um adulto e já podem começar a ser adestrados. Aliás, essa é a melhor idade para começar a adestrar um cão, pois o período que vai do 50º ao 85º, o chamado Período de Socialização, é o mais adequado para socializar o cão por causa de mudanças que ocorrem no seu cérebro após esse período, dificultando a socialização. Cães que não são adequadamente socializados nesse período tem mais propensão a desenvolver problemas de comportamento, medos, agressividade e ter mais dificuldades para se relacionar com o mundo à volta. Por isso, durante esse período, ele deve ser apresentado a todos os tipos de estímulos possíveis, como objetos e sons diferentes, pessoas de diversas raças, idades e biotipos e animais diferentes. Como, naturalmente, os donos não devem passear com seus cães no chão enquanto eles não estiverem com as vacinas completas, eles podem ser levados à rua no colo e ser apresentados a cães de pessoas conhecidas, que sejam saudáveis, estejam com suas vacinas em dia e, de preferência, sejam equilibrados emocionalmente para não correr o risco de causar traumas aos filhotes.
 
Por outro lado, cães idosos também podem ser adestrados, pois os cães estão continuamente aprendendo. O que vai diferir é a velocidade com a qual o cão aprende em cada faixa etária (filhotes tendem a aprender mais rápido). Outros fatores que vão influenciar na velocidade do aprendizado são a raça, a linhagem (sua herança genética), sua história e as interações que fizer com o meio, principalmente com os donos.